Modelo Integrado de Abastecimento



CENÁRIO ATUAL: Atualmente a área de inteligência de distribuição da Comercial Gerdau é responsável por planejar e realizar a distribuição dos produtos Gerdau para os centros comerciais. O processo de distribuição é altamente estratégico, dito isso, se faz necessária a obtenção de informações assertivas de mercado para a execução precisa do processo de distribuição. Busca-se uma melhora substancial na identificação prévia de tendências de mercado e no comportamento do cliente, e consequentemente, geração de inteligência através de indicadores.

SOLUÇÃO: Buscamos uma solução que nos auxilie no planejamento de distribuição comercial, fornecendo uma visualização de indicadores macro e de tendências, e claro, com um modelo estatístico que direcione de forma mais assertiva a antecipação a tendências. É fundamental que as métricas e parâmetros da solução sejam específicos e não generalistas.

Importante ressaltar que já possuímos uma ferramenta estatística que nos auxilia na previsão de vendas, analisando nossos dados internos, e esperamos que com a inclusão das informações de tendências de mercado na ferramenta, alcançaremos um maior refinamento e uma melhora no resultado da assertividade. Esta solução deve ter indicadores com abrangência nacional e/ou regional para que consigamos nos antecipar em relação às tendências onde nossas filiais estão inseridas, melhorando o posicionamento dos estoques.

O QUE BUSCAMOS (MUST HAVE):

  • Visualização de tendências de mercado;
  • Geração de indicadores de mercado;
  • Indicadores para melhor planejamento de demanda;
  • Evitar métricas irrelevantes (foco em parâmetros que gerem resultado).

Resultados esperados na solução do desafio

Possuir uma solução com acurácia considerável e que nos permita antever o comportamento das flutuações macroeconômicas e os impactos no nosso negócio. É mandatório que a solução consiga conectar a flutuação dos indicadores macroeconômicos com os resultados do negócio, a fim de entender como cada um deles afeta a nossa cadeia produtiva e consequentemente enxergar picos e vales de demanda e oportunidades de melhoria de margem com antecedência. ​